Organização: Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e Universidade de Bordeaux (França)
Objetivo:
Discutir os desafios e oportunidades para a ampliação do acesso à cannabis medicinal em diferentes contextos internacionais, abordando aspectos regulatórios, científicos, clínicos e sociais. O evento reunirá especialistas para compartilhar experiências e evidências que podem contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e baseadas em ciência.
Data: 17 de março de 2025
Horário: 9h00 – 12h00 (horário de Brasília)
Gravação disponível no YouTube: https://www.youtube.com/@crisruas_ufmg
🔬 PROGRAMAÇÃO
🟢 O estado atual da regulação da cannabis medicinal no Brasil
📢 Palestrante: Ronaldo Portela
📝Abordagem: Panorama sobre a regulamentação da cannabis medicinal, destacando avanços e desafios no Brasil e as autorizações judiciais para acesso individual e das associações.
🟢 O estado atual da regulação da cannabis medicinal na Europa
📢 Palestrante: Maria Laura Silva
📝 Abordagem: Panorama sobre a regulamentação da cannabis medicinal, destacando avanços e desafios na Europa.
🟢 Formas de acesso e políticas públicas: experiências internacionais nas Américas
📢 Palestrante: Cristina Ruas
📝Abordagem: Análise comparativa de diferentes modelos de acesso (prescrição médica, farmácias, cultivos regulados, associações de pacientes).
🟢 Evidências científicas sobre a eficácia, efetividade e segurança da cannabis medicinal
📢 Palestrante: Mariana Lula
📝Abordagem: Principais descobertas científicas sobre o uso terapêutico da cannabis, incluindo indicações clínicas, eficácia e efeitos adversos.
🟢 O papel dos médicos e farmacêuticos na prescrição e dispensação da cannabis medicinal
📢 Palestrante: Wânia Silva
📝 Abordagem: Experiências práticas de profissionais no manejo clínico e farmacêutico da cannabis medicinal.
🟢 Produção e inovação na indústria da cannabis medicinal
📢 Palestrante: Bruno Cavalcanti Magliari
📝 Abordagem: O papel da indústria pública na pesquisa e desenvolvimento de produtos à base de cannabis e sua relação com o acesso.
Professora associada na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora visitante na Universidade de Bordeaux, na França. Pesquisadora na área de farmacoepidemiologia, com ênfase em farmacoeconomia e saúde mental.
Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Bordeaux, na França. Pesquisadora na área de farmacoeconomia e saúde pública. Membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Haute Autorité de Santé (FR).
Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Colaboradora no Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCTAES-UFMG). Mestranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, com foco em pesquisas sobre Cannabis Medicinal.
Bacharel em Direito pela Universidade Paulista/UNIP. Empreendedor no mercado de saúde há 14 anos, atuando em todo Brasil nas áreas de operação, comercial e visitação médica.
Gestor de Operações de um centro educacional em Cannabis Medicinal.
Farmacêutico, doutor e pós-doutor em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Especialista em Saúde Pública na Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, com atuação em farmácia clínica hospitalar psiquiátrica e patologia clínica.
Farmacêutica Clínica, Master em Farmácia Clínica Integrativa pela Universidade de Barcelona, Espanha, MD, PhD, e Pós-doc. Pesquisadora e Consultora em Cannabis Medicinal e Aromaterapia Clínica com ênfase em abordagens estratégicas de prescrição no auxílio a profissionais de saúde.